Mundo
Polícia do Reino Unido investiga seis suspeitos após ataque a sinagoga

Seis pessoas foram detidas após um ataque ocorrido numa sinagoga em Manchester, no norte da Inglaterra, que deixou duas vítimas fatais, e continuam sob custódia policial neste sábado, dia 4.
Jihad Al Shamie, cidadão britânico de origem síria com 35 anos, foi morto pela polícia na quinta-feira após atropelar e atacar com faca fiéis presentes na frente da sinagoga.
Duas pessoas perderam a vida e outras três ficaram gravemente feridas durante o incidente, que aconteceu no Yom Kipur, o dia mais sagrado para o povo judeu.
Uma das pessoas que morreram foi atingida por um disparo das forças de segurança que reagiram para neutralizar o agressor, conforme informações da polícia liberadas na sexta-feira.
Seis indivíduos – três homens e três mulheres – foram presos em conexão com o ataque, que causou grande preocupação entre a comunidade judaica local.
A polícia reforçou as patrulhas em locais de culto por toda a cidade, com especial atenção à presença visível nas comunidades judaicas.
Esse evento é considerado um dos ataques antissemitas mais graves ocorridos na Europa desde os incidentes de 7 de outubro de 2023 no sul de Israel, motivados pelo grupo islamista palestino Hamas, o que desencadeou a atual guerra em Gaza.
O conflito agravou as tensões no Reino Unido, onde manifestações pró-palestinas são frequentes e são criticadas por alguns por possivelmente estimular o antissemitismo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login