Conecte Conosco

Brasil

Três Rios define neste domingo seu novo prefeito e vice

Publicado

em

Neste domingo (5), 61.308 eleitores de Três Rios, cidade no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, irão às urnas para escolher seu prefeito e vice-prefeito. Apenas aqueles que tinham domicílio eleitoral registrado na cidade até 7 de maio de 2025 e que estão regularizados com a Justiça Eleitoral podem votar neste pleito suplementar. Cinco chapas disputam a eleição, cujo mandato terá duração até 31 de dezembro de 2028. A votação ocorrerá das 8h às 17h.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), que foi reeleito prefeito nas eleições de 2024, está inelegível. Por isso, os ministros decidiram realizar uma nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade, independentemente da publicação do acórdão e da apresentação de recursos, durante a sessão unânime do dia 1º de julho deste ano.

O tribunal seguiu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que negou o registro da candidatura de Joacir Barbaglio devido a atos de improbidade administrativa que configuram inelegibilidade.

Detalhes do Caso

Joacir Barbaglio teve suas contas de gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019. Ele disputou a eleição sub judice e foi o candidato mais votado nas eleições de 2024 para prefeito. Embora tenha obtido uma liminar suspendendo a decisão do TCE, essa proteção não valeu para derrubar a inelegibilidade, pois a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições.

O ministro André Mendonça, relator da ação no TSE, destacou que o caso de Três Rios é parecido com o ocorrido em Bandeirantes, São Paulo, onde a Corte decidiu que é a data do primeiro turno que define a validade da documentação apresentada.

Candidatos

  • Anderson Bento de Medeiros (Professor Anderson Muriçoca) pelo Partido Renovação Democrática (PRD);
  • Beatriz Retto Bogossian (Bia Bogossian) pelo Partido Social Democrático (PSD);
  • Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico) pela Coligação Três Rios Não Pode Parar (Podemos/MDB);
  • Jorge Luis de Almeida Junior pelo Democracia Cristã (DC);
  • Juarez de Souza Pereira (Juarez da Saúde) pela Coligação Três Rios Merece Mais (Solidariedade/Novo).

Proibições no Dia da Votação

No domingo da eleição, os eleitores podem se manifestar de forma individual e silenciosa, desde que não ocorra aglomeração nem uso de vestuário semelhante que indique apoio a candidatos. Neste dia, é proibido realizar boca de urna, utilizar alto-falantes ou amplificadores, fazer comícios ou carreatas, e divulgar qualquer tipo de propaganda de partidos ou candidatos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados