Mundo
Cinco mortos em ataques russos na Ucrânia e Polônia entra em alerta

As autoridades da Ucrânia anunciaram neste domingo (5) que cinco pessoas morreram em bombardeios russos nas regiões de Zaporizhzhia, ao sul, e Lviv, no extremo oeste do país. Esses ataques levaram a Polônia a colocar seus aviões em prontidão para proteger seu espaço aéreo.
Em Lviv, uma área que tem enfrentado menos ataques desde o começo da invasão russa em fevereiro de 2022, quatro pessoas perderam a vida e seis ficaram feridas, conforme informou o governador Maksim Kozitski pelo Telegram.
A administração local da cidade, próxima à fronteira com a Polônia, comunicou que o transporte público ficou suspenso devido a um “intenso ataque do inimigo”.
Na região de Zaporizhzhia, o governador Ivan Fedorov, também pelo Telegram, disse que um “bombardeio combinado” da Rússia matou uma mulher e feriu outras dez pessoas, incluindo uma menina de 16 anos que recebeu atendimento médico.
Durante os bombardeios, a Ucrânia declarou alerta nacional às 04h09 (22h09 do sábado em Brasília).
A Polônia confirmou via X a mobilização de suas aeronaves e a ativação de suas defesas terrestres para proteger seu espaço aéreo.
Além disso, a Rússia intensificou seus ataques à infraestrutura energética ucraniana, fatores preocupantes num período de baixas temperaturas.
Nos últimos dias, Moscou realizou seu maior ataque contra a rede de gás da Ucrânia, e no sábado bombardeios causaram falta de eletricidade para aproximadamente 50.000 residências na região de Chernihiv, ao norte do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login