Economia
Aluguel residencial sobe 0,30% em setembro

Os valores dos aluguéis residenciais registraram aumento de 0,30% em setembro, sucedendo uma alta de 0,28% em agosto, conforme dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta segunda-feira, 6.
O índice acumulou uma elevação de 4,04% nos últimos 12 meses até setembro, levemente inferior ao avanço de 4,08% registrado até agosto.
Matheus Dias, economista do Ibre/FGV, explicou que essa pequena desaceleração no acumulado anual está relacionada à variação dos aluguéis em Porto Alegre, que partiu de uma base mais alta em 2024, chegando a registrar aumento de 22% no período de 12 meses até setembro do ano anterior. Apesar da menor oscilação nessa cidade, outras capitais apresentaram crescimento nos preços dos aluguéis residenciais.
O IVAR foi criado para acompanhar mensalmente a evolução dos valores dos aluguéis residenciais no mercado brasileiro, utilizando dados provenientes diretamente dos contratos assinados entre locadores e locatários, mediadas por administradoras de imóveis. Antes, a Fundação Getulio Vargas baseava-se nos valores anunciados para imóveis residenciais, e não nos valores efetivamente negociados.
Nas quatro capitais monitoradas pelo índice da FGV, os aluguéis residenciais apresentaram os seguintes movimentos: em São Paulo, o aumento passou de 0,06% em agosto para 0,37% em setembro; no Rio de Janeiro, foi de 0,27% para 1,02%; em Belo Horizonte, subiu de 0,40% para 0,55%; enquanto em Porto Alegre houve queda, de 0,59% para -0,40%.
No acumulado dos últimos 12 meses, os aumentos foram: 2,69% em São Paulo; 9,01% em Belo Horizonte; 4,29% no Rio de Janeiro; e 2,05% em Porto Alegre.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login