Economia
OpenAI adquire chips da AMD e poderá obter 10% da empresa

OpenAI, a criadora do chatGPT, estabeleceu um acordo com a fabricante americana de semicondutores AMD para a compra de bilhões de dólares em chips, conforme anunciado pelas duas companhias nesta segunda-feira. O acordo inclui a possibilidade de OpenAI se tornar acionista da gigante de chips, adquirindo até 10% da empresa.
O contrato prevê a aquisição de processadores com um consumo total de 6 gigawatts (GW), o que corresponde aproximadamente à demanda média de energia de um país como Cingapura, de acordo com a Bloomberg.
Embora o valor exato da transação não tenha sido divulgado, executivos da OpenAI estimam que a implementação de 1 GW de capacidade custa cerca de US$ 50 bilhões, sendo que dois terços dessa quantia é destinada à compra dos chips e à infraestrutura necessária para mantê-los em funcionamento.
Esse acordo foi anunciado apenas duas semanas após a AMD enfrentar concorrência da Nvidia, que divulgou planos de investir US$ 100 bilhões na OpenAI. Ambas as empresas se comprometeram a instalar 10 GW de nova capacidade nos data centers.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login