Mundo
Resgate de alpinistas no Everest após forte nevasca na China

Cerca de 350 alpinistas foram salvos em um vale no lado chinês do monte Everest depois de uma intensa nevasca atingir a região, de acordo com a emissora estatal CCTV. Infelizmente, um alpinista perdeu a vida devido à hipotermia.
Enquanto muitos foram encaminhados ao sopé da montanha, mais de 200 pessoas ainda permanecem em acampamentos localizados em altitudes elevadas, onde equipes de resgate já conseguiram contato e pediram que se desloquem para um ponto seguro previamente combinado.
Vídeos compartilhados nas redes sociais por um alpinista mostram barracas quase totalmente cobertas de neve, e ele relatou ter conseguido retornar a uma vila em segurança no domingo.
Outra alpinista foi retirada da área após ficar presa na tempestade de neve. Após dois dias de caminhada, seu grupo alcançou o centro de resgate com a ajuda de bombeiros que abriram caminho utilizando iaques e cavalos.
A violenta tempestade também causou danos na província de Qinghai, ao norte do Tibete, onde um alpinista morreu em decorrência da exposição ao frio, segundo informações da CCTV, baseadas nos serviços de segurança locais.
Muitos dos visitantes que chegaram recentemente ficaram retidos pelo clima adverso, enfrentando condições severas a mais de 4.000 metros de altitude.
A região mobilizou centenas de socorristas e drones para realizar o resgate de mais de 130 pessoas na mesma área. As buscas continuam para localizar demais alpinistas desaparecidos, embora o número exato não tenha sido informado.
Este período do ano é conhecido por receber um grande número de turistas, que aproveitam as férias para visitar o país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login