Economia
Shopee inaugura 14º centro de distribuição no Brasil em cinco anos

Na busca pelo topo do comércio eletrônico, a multinacional Shopee abriu nesta segunda-feira, 6, seu 14º centro de distribuição no Brasil. A nova unidade está localizada em São Bernardo do Campo (SP) e possui o maior sistema automatizado de triagem de produtos da empresa, capaz de processar cerca de 3,8 milhões de pedidos diariamente.
No comércio eletrônico, a quantidade de centros de armazenagem e distribuição é fundamental para garantir entregas ágeis e reduzir custos para o consumidor, o que intensificou a procura por esses imóveis.
“A logística é um dos principais focos da Shopee, desde expandir nossa rede até aprimorar processos”, afirmou Rafael Flores, líder de Expansão da Shopee, em entrevista ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. “Continuaremos ampliando nossa rede logística para assegurar entregas cada vez mais rápidas”, acrescentou, sem revelar planos futuros de inaugurações.
Lançada em 2015 em Cingapura, a Shopee está presente no Brasil desde 2020 e rapidamente se tornou a segunda maior responsável por galpões logísticos no país, superando a Amazon, segundo a consultoria imobiliária Newmark. Nos últimos cinco anos, a Shopee estabeleceu mais de 1 milhão de metros quadrados em espaços logísticos, distribuídos em 14 centros de distribuição.
Desses, 12 operam no sistema cross-docking, onde mercadorias coletadas por parceiros são reorganizadas e enviadas para polos de última milha para entrega ao consumidor. Dois são fulfillment, armazenando produtos de vendedores selecionados, assumindo a Shopee a preparação e envio dos pacotes vendidos no aplicativo.
A empresa ainda conta com 3 mil lojas cadastradas como agências, que funcionam normalmente e também atuam como pontos para coleta, retirada e devolução de mercadorias.
Competição
A concorrência no comércio eletrônico aumentou nos últimos meses, com o Mercado Livre oferecendo frete grátis para compras a partir de R$ 19, contra R$ 79 anteriormente. Em resposta, a Amazon isentou taxas de vendedores que utilizam o serviço fulfillment. Analistas indicam que essas ações são agressivas e pressionam as margens do setor com descontos.
Sobre o assunto, Rafael Flores adotou um tom conciliador: “Acreditamos que a concorrência intensa faz parte do crescimento natural do e-commerce no Brasil e que há espaço para todos prosperarem com a economia digital”.
“Estamos atentos às movimentações do mercado e seguimos firmes em uma estratégia de crescimento sustentável”, complementou.
O executivo destacou que o crescimento da Shopee é resultado de diversos fatores, como cupons de desconto, frete grátis, cashback, variedade de produtos, logística eficiente e desenvolvimento contínuo da base de vendedores, incluindo grandes marcas. Atualmente, a Shopee conecta mais de 3 milhões de vendedores brasileiros e possui 1 mil marcas parceiras na seção de “lojas oficiais”.
Na região da Grande São Paulo, cerca de 25% das encomendas da Shopee chegam no dia seguinte e 40% em até dois dias. A opção de entrega rápida foi ampliada e está disponível em mais de 75 cidades nas regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login