Economia
Haddad pode conversar novamente com Scott Bessent após ligação entre Lula e Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta terça-feira que existe a possibilidade de realizar uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante os encontros do G20, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) que ocorrerão nos próximos dias.
“Estou indo para os EUA devido às reuniões do G20, Banco Mundial e FMI. Espera-se que haja algumas conversas bilaterais nesses eventos. Com a aproximação desde o encontro na ONU, pode surgir a oportunidade para um novo diálogo com Scott Bessent, mas não tenho certeza se isso ocorrerá”, afirmou o ministro no programa ‘Bom dia, Ministro’, da EBC.
Haddad ressaltou que os dois presidentes estão determinados a melhorar as relações bilaterais e que o clima entre os países está mais positivo após o diálogo recente.
O ministro também mencionou que aguarda a definição dos protocolos diplomáticos, que podem incluir o senador Marco Rubio e o chanceler brasileiro Mauro Vieira, antes de uma possível reunião com o secretário do Tesouro americano.
Esse movimento de aproximação acontece em um contexto de tensões comerciais globais, especialmente devido à guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China, que afeta as exportações brasileiras. O governo brasileiro vê essa melhora nas relações com Washington como uma chance de proteger mercados existentes e atrair investimentos em setores estratégicos, como a transição energética e a reindustrialização sustentável.
Durante o programa, Haddad também falou sobre questões internas da economia, incluindo o Projeto de Lei nº 1.087/2025, que propõe a isenção do imposto de renda para pessoas com renda de até R$ 5 mil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login