Economia
OMC prevê crescimento do comércio global em 2025

Produtos de inteligência artificial (IA) e o aumento das compras dos Estados Unidos antes da elevação das tarifas do presidente Donald Trump devem impulsionar o comércio mundial em 2025, conforme informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira (7).
A OMC ajustou suas projeções diversas vezes neste ano devido às incertezas sobre o efeito das novas tarifas impostas pela administração americana.
Segundo as atualizações dos economistas da OMC, o volume do comércio mundial de mercadorias deve crescer 2,4% em 2025, um aumento significativo em relação à previsão de 0,9% feita em agosto.
Por outro lado, o crescimento esperado para 2026 foi revisto para 0,5%, comparado a 1,8% anteriormente previsto. As exportações mundiais de serviços devem crescer 6,8% em 2024, caindo para 4,6% em 2025 e depois para 4,4% em 2026.
“A resiliência do comércio em 2025 é amplamente atribuída à estabilidade proporcionada pelo sistema multilateral de comércio baseado em regras”, declarou a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em comunicado.
“As dificuldades atuais no sistema comercial global são um alerta para que os países repensem suas políticas comerciais e construam juntos bases mais fortes que levem a uma prosperidade maior para todos”, acrescentou.
Os economistas da OMC estimam que o crescimento do PIB mundial será de 2,7% em 2025 e 2,6% em 2026.
Desde que retornou ao governo em janeiro, Trump implementou gradualmente novas tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos.
Seu governo instituiu uma tarifa básica de 10% para todos os países, aplicando taxas ainda maiores para aqueles cuja balança comercial com os EUA é desfavorável.
Mais cedo neste ano, a OMC tinha previsto que, sob a política tarifária de Trump, o comércio global de mercadorias poderia diminuir até 1,5% em volume no ano de 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login