Mundo
Seis mexicanos libertados após viagem para Gaza

O governo mexicano anunciou nesta terça-feira (7) que seis cidadãos do México, que participavam de uma flotilha rumo a Gaza e foram detidos por Israel, estão retornando ao país.
Os ativistas, que estavam detidos em Ktziot, atravessaram a fronteira para a Jordânia e foram acolhidos em Amã pelo embaixador mexicano naquele país, conforme comunicado divulgado pela Chancelaria.
Na semana passada, Israel havia interceptado uma flotilha composta por 45 embarcações em águas internacionais. Os barcos partiram da Espanha com a intenção de romper o bloqueio israelense e entregar ajuda humanitária a Gaza, onde a ONU declarou estado de fome após dois anos de conflito.
Segundo o comunicado breve, “eles deixaram Israel e iniciaram o processo de repatriação para o México”.
Na última quinta-feira, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, pediu a Tel Aviv a liberação imediata dos ativistas ao tomar conhecimento da detenção.
Os seis, sendo três mulheres e três homens, aceitaram o retorno voluntário ao país.
Além disso, na quinta-feira passada, as autoridades mexicanas prestaram assistência a outra cidadã mexicana que viajava em outro barco, acompanhada por uma equipe jurídica, embora não tenha sido confirmado se ela foi detida.
A Chancelaria informou que os cidadãos mexicanos demonstravam estar em bom estado de saúde.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login