Mundo
Alpinistas presos no Monte Everest após nevasca

Mais de 200 alpinistas permanecem no Monte Everest nesta terça-feira, dia 7, após uma nevasca atingir a área no último sábado, dia 4. Eles estão se deslocando sob a orientação de guias até um ponto de encontro, onde receberão cuidados adequados, conforme informou a emissora estatal CCTV. O grupo passou a noite de segunda-feira, dia 6, em tendas situadas a mais de 4,9 mil metros de altitude.
Outras 350 pessoas que também ficaram presas no sábado já conseguiram evacuar a região. O alpinista Eric Wen, que fazia parte desse grupo, declarou ao jornal South China Morning Post que nunca tinha enfrentado uma situação tão desafiadora antes.
“A cada 10 minutos, precisávamos remover a neve da barraca, pois o peso da neve acumulada poderia destruí-la”, relatou. Ele também comentou que todos precisaram se manter próximos para se proteger do frio intenso.
Outro alpinista, identificado apenas como Dong pelo jornal Xiaoxiang Morning Herald, relatou que a nevasca começou na tarde de sábado e piorou durante a madrugada de domingo, dia 5. “Jamais testemunhei uma tempestade com tanta neve e relâmpagos”, afirmou.
O Monte Everest tem uma altitude de 8,9 mil metros e está localizado entre a China e o Nepal. A região estava movimentada durante o fim de semana por conta do feriado nacional de oito dias da China.
Informações da Associated Press.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login