Economia
Alckmin diz para aguardarmos próximos passos na conversa entre Lula e Trump

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (7) que é necessário esperar um pouco para vermos quais serão as próximas etapas para que o Brasil e os Estados Unidos possam iniciar uma negociação que elimine as tarifas elevadas e as sanções impostas a produtos e cidadãos brasileiros.
Na manhã de segunda-feira, Alckmin esteve no Palácio da Alvorada junto com o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump conversaram por telefone durante meia hora. Essa ligação abriu caminho para a busca de um acordo comercial entre os dois países.
“Vamos aguardar um pouco. A conversa entre o presidente Lula e o presidente Trump foi ontem e foi bastante positiva. Agora, esperaremos os próximos passos”, disse Alckmin após se reunir com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O diálogo foi recebido com otimismo pelo governo Lula, que busca contatos com autoridades americanas desde o início das tarifas elevadas no começo do ano. A Casa Branca condicionava qualquer negociação sobre a sobretaxa de 50% aplicada aos produtos brasileiros à suspensão do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, durante a ligação, o nome de Bolsonaro não foi mencionado, pois a conversa focou exclusivamente em comércio e economia.
Logo após sair do Palácio da Alvorada na segunda-feira, Geraldo Alckmin declarou que o diálogo foi melhor do que esperado. Ele ressaltou que o governo Lula reconheceu de forma positiva a indicação do secretário de Estado americano, Marco Rubio, como interlocutor dos EUA para a negociação com o Brasil.
“Estamos muito confiantes de que vamos progredir. O presidente Lula ressaltou a disposição do Brasil para o diálogo e para negociações construtivas”, afirmou Alckmin.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login