Mundo
Conservadores britânicos enfrentam crise e prometem recuperar valores

Kemi Badenoch, líder dos conservadores no Reino Unido, comprometeu-se nesta quarta-feira (8), durante o congresso anual do partido, a restaurar os princípios fundamentais dos tories. O partido, que sofreu derrota nas últimas eleições, enfrenta desafios para se posicionar como uma oposição confiável ao primeiro-ministro trabalhista, Keir Starmer.
Em seu discurso no evento realizado em Manchester, no norte da Inglaterra, Kemi Badenoch afirmou: “Vamos resgatar os valores conservadores que nos trouxeram sucesso no passado: responsabilidade pessoal, iniciativa privada, valorização da família e liberdade de expressão”.
Ela apresentou seu lema de liderança: “Uma economia mais forte, fronteiras mais firmes”, criticando o governo trabalhista atual, que, segundo ela, tem provocado um ciclo contínuo de aumento de impostos e a fragilização das fronteiras após meses de instabilidade.
O partido enfrenta a competição crescente do Reform UK, um partido de extrema direita liderado pelo figure do Brexit, Nigel Farage, que lidera as intenções de voto.
O partido conservador, tradicionalmente associado a figuras como Winston Churchill e Margaret Thatcher, governou o Reino Unido por 50 anos após a Segunda Guerra Mundial, mas atualmente está em declínio, superado pelo Reform UK.
Nas eleições legislativas de 2024, os conservadores perderam dois terços dos seus deputados, cedendo o poder aos trabalhistas, após 14 anos de governo marcados pelo Brexit, austeridade, escândalos envolvendo o governo de Boris Johnson e conflitos internos.
Embora continue sendo oficialmente a principal oposição ao governo liderado por Keir Starmer, a voz conservadora tem pouca influência no país. O desafio agora é grande para Kemi Badenoch, que assumiu a liderança do partido em novembro de 2024, sucedendo Rishi Sunak.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login