Centro-Oeste
Estudantes do Distrito Federal mostram invenções tecnológicas no Festival Curicaca

Estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro exibem nove criações tecnológicas durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada na Arena BRB, no Estádio Mané Garrincha. A visitação gratuita ocorre das 9h às 18h.
O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
Esta iniciativa integra o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), que iniciou suas mostras em 7 de outubro, estendendo-se até o dia 9. Além da capital, alunos de todos os estados brasileiros participam do festival.
Os projetos apresentados envolvem temas variados, como robótica, culinária, foguetes, jogos e exposições interativas, inteligência artificial, aplicativos, tecnologias inclusivas e práticas sustentáveis.
Os trabalhos são:
- IA em tudo: como a inteligência artificial está transformando a comunicação, as mídias sociais e o mundo;
- Sistema de gerenciamento para padarias;
- Sistema Educa+: plataforma digital de cursos;
- Sistema multiplataforma para administração de pizzarias;
- Alimentação alternativa com cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCS);
- Fogo colorido;
- Uso de óleo e velas aromáticas curativas;
- Chafariz ecológico;
- Carcinicultura ecológica.
Os estudantes contaram com o apoio de professores e técnicos em aulas teóricas e práticas em laboratórios de instituições voltadas à educação profissional e tecnológica (EPT).
Um dos destaques é o sistema de gerenciamento para padarias, que consiste em um software capaz de organizar recursos e insumos para a produção e industrialização de alimentos. O programa também facilita que consumidores façam pedidos dos produtos desejados, com o objetivo de fidelizar clientes e cadastrar fornecedores.
Outro projeto relevante é o fogo colorido, que utiliza metais e minerais específicos para ampliar o conhecimento da população sobre a existência desses elementos no solo brasileiro. Os alunos ressaltam que o avanço tecnológico na área de semicondutores é essencial para o desenvolvimento da civilização, pois esses recursos, muitas vezes ignorados, podem elevar a qualidade de vida.
Além da exposição dos projetos, o Festival Curicaca oferece shows diários até o sábado, 11 de outubro, na Arena BRB e outros locais em Brasília.
O acesso ao evento é gratuito, bastando retirar o ingresso pelo site oficial ou aplicativo. Para mais detalhes, consulte o site do festival.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login