Economia
Jovens levam propostas ambientais para COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (8), durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que apresentará aos líderes mundiais na conferência do clima os compromissos das crianças e adolescentes em defesa do meio ambiente.
Lula destacou o protagonismo dos estudantes e enfatizou a importância de institucionalizar a educação climática nas escolas, tornando-a parte da cultura cotidiana.
“Precisamos integrar a educação climática ao nosso dia a dia, que ela faça parte da nossa cultura de forma sistematizada. Este evento é um exemplo disso”, afirmou o presidente no evento realizado em Luziânia, Goiás. A conferência segue até 10 de outubro.
Este ano, a conferência aborda temas como educação e justiça climática, alinhada à preparação do Brasil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém, Pará.
As perspectivas das crianças e adolescentes serão incorporadas no Balanço Ético Global (BEG), fórum de engajamento social da COP30.
Lula celebrou a carta entregue pelos jovens, dizendo: “Vocês estão promovendo uma revolução neste país”.
“Na reunião dos chefes de Estado em Belém, quero entregar uma carta como essa a cada presidente estrangeiro que visitar o Brasil, para mostrar a maturidade política da nossa juventude”, afirmou o presidente.
A carta reúne compromissos coletivos desenvolvidos durante a conferência, incluindo:
- Reconhecer que os problemas ambientais são apenas sintomas das ações humanas;
- Apoiar lutas de povos indígenas, comunidades quilombolas e agricultores familiares, valorizando suas tecnologias ancestrais para a transformação social e ambiental;
- Proteger vidas com equidade, inclusão e justiça climática, que vai além do meio ambiente;
- Ampliar a prevenção de riscos, valorizando a consciência das diferentes vulnerabilidades para lidar com desastres climáticos;
- Resistir a sistemas que promovem desigualdades, preconceitos e discriminações diversas, como racismo, homofobia, exclusão e intolerância religiosa.
O presidente ressaltou a necessidade de criar incentivos para que os jovens conheçam a biodiversidade brasileira.
“Assim desenvolvemos consciência de nação, cidadania e soberania sobre nosso território e recursos”, disse Lula.
Ele sugeriu levar crianças para conhecer regiões como o Rio Amazonas, Tapajós, Solimões e o Pantanal, valorizando o turismo como forma de aprendizagem e fortalecimento do conhecimento sobre o país.
A idealizadora da conferência infantojuvenil, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou o engajamento dos estudantes nas mudanças necessárias para o equilíbrio climático.
“Vocês não apenas dizem o que o presidente deve fazer, mas mostram o que estão fazendo e a que se comprometem”, afirmou a ministra.
“Crianças e adolescentes são as melhores mensagens para o futuro. Como disseram, o futuro é agora, e para que ele seja justo, sustentável e democrático, é fundamental manter um ecossistema saudável”, complementou Marina Silva.
A conferência envolve escolas em todo o país na mobilização para enfrentar as mudanças climáticas, promovendo pesquisas e produção de conhecimento entre crianças e adolescentes para transformar seus territórios e comunidades escolares.
Desde o início do ano, 8.732 escolas de 2.307 municípios participaram, incluindo instituições em áreas de risco socioambiental, escolas com estudantes com deficiência, rurais, indígenas e quilombolas, cobertas em todos os estados e no Distrito Federal.
O evento em Luziânia reuniu cerca de 800 pessoas de todo o Brasil, entre delegados infantojuvenis de 11 a 14 anos, educadores e membros das comissões organizadoras estaduais.
Ao longo das edições desde 2003, a conferência envolveu mais de 20 milhões de participantes, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores do meio ambiente e da educação.
A organização é dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login