Mundo
Boric quer decreto para enviar Exército à fronteira chilena

Gabriel Boric, presidente do Chile, apresentou nesta quarta-feira (8) uma proposta para mudar a Constituição. O objetivo é permitir o envio das Forças Armadas para a fronteira com a Bolívia por decreto, sem precisar aprovação do Congresso. A medida visa combater a imigração irregular.
Esse tema tem sido central na eleição presidencial marcada para 16 de novembro. O atual presidente, que é de esquerda, não pode se reeleger segundo a lei vigente.
José Antonio Kast, candidato de direita e um dos preferidos nas pesquisas, liga a questão da insegurança à imigração irregular. Ele prometeu ser severo com imigrantes sem documentação.
A Constituição atual exige que o presidente peça autorização ao Congresso para usar militares no controle fronteiriço. Na fronteira com a Bolívia, no norte do Chile, muitos imigrantes sem documentação cruzam a pé.
Boric declarou em Colchane, cidade próxima da fronteira, que vai apresentar a reforma constitucional para permitir ao presidente enviar as Forças Armadas à fronteira por decreto, pelo período que for necessário.
As Forças Armadas estão na região desde 2022, antes de Boric assumir o cargo, que dura quatro anos até março de 2026.
O ministro do Interior, Álvaro Elizalde, explicou que a proposta fixa como um dever permanente do chefe de Estado o envio dos militares para a fronteira.
Apesar de não ter maioria no Congresso, Boric acredita que o projeto será aprovado rapidamente.
Já Kast propõe que a entrada de imigrantes sem documentação seja crime, com deportações em massa e até um muro com vala na fronteira com a Bolívia.
Estimativas oficiais indicam que aproximadamente 330 mil estrangeiros estão em situação irregular no Chile, a maioria venezuelanos.
Em seu discurso em Colchane, Boric destacou que seu governo implementou políticas que diminuíram a entrada irregular no país.
Kast tenta a presidência pela terceira vez e lidera as intenções de voto ao lado de Jeannette Jara, do partido comunista e integrante da coalizão de centro-esquerda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login