Conecte Conosco

Mundo

Homem suspeito de causar fogo fatal em Los Angeles é preso

Publicado

em

Jonathan Rinderknecht, de 29 anos, foi preso na Flórida, acusado de provocar um incêndio mortal que destruiu uma comunidade costeira luxuosa no sul da Califórnia em janeiro, conforme informado pelas autoridades americanas nesta quarta-feira (8).

Ele deve responder judicialmente por destruir propriedades pelo fogo relacionado ao incêndio que matou doze pessoas e consumiu milhares de construções em Pacific Palisades, Los Angeles.

Segundo o promotor americano Bill Essayli, a investigação aponta que a negligência de apenas uma pessoa causou o incêndio mais grave já registrado em Los Angeles, trazendo morte e devastação para Pacific Palisades.

De acordo com a apuração, o fogo que destruiu Pacific Palisades começou como uma continuação do incêndio chamado Lachman, ocorrido em 1º de janeiro.

Rinderknecht, que trabalhava como motorista de aplicativo na noite de 31 de dezembro, teria deixado um passageiro em Pacific Palisades e depois ido até uma área com muita vegetação onde acredita-se que ele tenha iniciado as chamas.

O Ministério Público informou que, embora os bombeiros tenham controlado rapidamente o incêndio Lachman, o fogo permaneceu escondido nas raízes da vegetação. Uma semana depois, as chamas se espalharam por Pacific Palisades, forçando milhares de moradores a evacuarem e reduzindo comunidades inteiras a cinzas nessa região montanhosa junto ao litoral.

O fogo também alcançou Malibu, uma cidade vizinha conhecida por suas mansões luxuosas à beira-mar.

Rinderknecht morou na área anteriormente, portanto conhecia bem as trilhas locais em meio à vegetação densa, segundo Essayli.

O suspeito teria gravado vídeos no local, tentado contatar um amigo que estava na trilha onde o fogo provavelmente começou, e após isso acionado os serviços de emergência para informar sobre o incêndio.

Posteriormente, ele teria fugido de carro, passando por caminhões de bombeiros, mas então retornado e seguido os bombeiros até o local do sinistro, fazendo novas gravações do fogo.

Quando interrogado, negou ter estado no local, mas a localização de seu celular indica que estava a poucos metros da origem do incêndio.

Também foram encontradas em seu telefone imagens criadas por inteligência artificial que mostravam a cidade em chamas.

O incêndio foi agravado por fortes ventos que dificultaram o trabalho dos bombeiros, que combateram o fogo por terra e ar.

O cenário da destruição incluiu colunas densas de fumaça, casas queimadas, carros derretidos e vegetação destruída em Malibu e Pacific Palisades, lembrando uma área de conflito.

As autoridades ainda não divulgaram os motivos que levaram Rinderknecht a agir desta forma. O Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos comentou que as motivações serão analisadas no julgamento.

O suspeito pode ser condenado a até 20 anos de prisão se for considerado culpado.

Em janeiro, um incêndio diferente e não relacionado ocorreu em Altadena, ao norte de Los Angeles, causando a morte de 19 pessoas. Acredita-se que tenha sido provocado por uma falha na rede elétrica local, embora as causas ainda não tenham sido oficialmente confirmadas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados