Conecte Conosco

Centro-Oeste

Córrego recuperado após remoção de lixo no Entorno

Publicado

em

Após 112 dias desde o desabamento de uma grande quantidade de lixo no Aterro de Ouro Verde, a remoção dos resíduos foi finalizada, conforme confirmado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO).

A secretaria recebeu a notificação da conclusão nessa quarta-feira (8/10). Inicialmente, a empresa responsável tinha até sexta-feira (10/10) para encerrar o serviço, respeitando o último prazo concedido para a finalização.

Em imagens fornecidas ao Metrópoles, é possível ver o estado do local onde o desmoronamento ocorreu, após a retirada dos resíduos.

Apesar da limpeza efetuada no córrego, ele continuará bloqueado e com a água sendo desviada para prevenir novas contaminações nas nascentes locais.

De acordo com a Semad-GO, ainda não há uma quantidade oficial de lixo removido, mas estimativas recentes indicam que foram retiradas mais de 60 mil toneladas de resíduos.

Na previsão inicial, esperava-se que seriam removidos cerca de 42 mil metros cúbicos de resíduos sólidos, porém, no final de setembro, a empresa solicitou prorrogação alegando que o volume aumentou para 62,8 mil metros cúbicos devido ao uso de terra para abafar um incêndio ocorrido em 24 de junho.

Sayro Reis, gerente de emergências ambientais da Secretaria, explicou que o prazo foi estendido porque a empresa mantinha trabalho contínuo e fiscalizações semanais haviam constatado esse esforço.

Todos os resíduos coletados foram depositados em uma célula impermeabilizada dentro do próprio terreno do aterro.

Próximas etapas

Com a remoção concluída, a empresa tem outras tarefas pendentes que estavam sendo feitas simultaneamente, tais como:

  • Realocação do chorume armazenado;
  • Compactação e cobertura do lixo;
  • Construção de drenos na célula temporária;
  • Construção de um novo reservatório para o chorume;
  • Entre outras ações.

Essas atividades fazem parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre a empresa e a secretaria, com prazo para finalização até 30 de outubro.

Quanto ao destino final dos resíduos, a secretaria esclareceu que o acordo só será estabelecido com a empresa após a retirada completa dos resíduos. Até lá, eles permanecerão armazenados na célula temporária, conforme informado por Sayro Reis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados