Centro-Oeste
Sete em cada dez trabalhadores do DF passam até 2 horas em ônibus

Sete em cada dez trabalhadores do Distrito Federal que utilizam ônibus para se deslocar ao trabalho passam entre 30 minutos e 2 horas dentro do transporte público. Essa informação, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Distrito Federal possui o maior tempo médio de trajeto em ônibus entre as maiores concentrações urbanas do país.
Segundo os dados, 39,3% dos trabalhadores gastam de 30 minutos a 1 hora no ônibus, e 38,3% levam de 1 a 2 horas, somando 77,6% da população na faixa de mais de meia hora até duas horas de deslocamento. Esse é o maior índice entre as 10 maiores regiões urbanas analisadas pelo IBGE em 2022. A pesquisa foi divulgada em 9 de outubro.
Além disso, a pesquisa mostrou que mais da metade dos trabalhadores que usam metrô no Distrito Federal também gastam mais de 1 hora para chegar ao trabalho.
O secretário de Transporte e Mobilidade (Semob), Zeno Gonçalves, ressaltou que esses dados já fazem parte do diagnóstico para o plano diretor de transporte urbano. Ele explicou que no Distrito Federal o transporte pendular é mais intenso devido à concentração de empregos no Plano Piloto, que atrai o deslocamento de muitos trabalhadores principalmente nos horários de pico, resultando em viagens mais longas e esperas maiores para acessar o local de trabalho.
Segundo o secretário, as medidas tomadas pelo governo incluem a criação de corredores exclusivos, como os corredores BRT. A descentralização da atividade econômica e a adoção de modais de transporte coletivo mais acessíveis para o Plano Piloto e outras regiões têm como objetivo reduzir o tempo de viagem.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login