Conecte Conosco

Centro-Oeste

Licitação da reforma do Teatro Nacional tem vencedor, mas pode haver recurso

Publicado

em

Após avaliação de recursos, a Comissão Permanente de Licitação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) confirmou o Consórcio Porto Belo como vencedor da licitação para as obras do Teatro Nacional, com o valor de R$ 268 milhões. A classificação final entre as três empresas participantes da disputa foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quinta-feira, 9 de outubro.

O Consórcio Porto Belo, formado pelas empresas Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda e Brasil Arquitetura Ltda, já havia sido declarado vencedor em junho, mas novas contestações foram apresentadas para uma nova análise da Comissão. A Novacap estabeleceu um prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação do resultado, para que haja eventual contestação ao resultado final.

O Consórcio Porto Belo obteve a primeira colocação com 95,60 pontos, seguido pelo Consórcio Teatro DF com 68,59 pontos. O Consórcio Nacional não recebeu pontuação devido ao não cumprimento das exigências estabelecidas pela Comissão.

Em março, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a licitação para continuidade da reforma do Teatro Nacional, após a suspensão do edital das etapas seguintes das obras em fevereiro. Na decisão, o TCDF solicitou que a Novacap apresente detalhamento dos custos da empresa vencedora e um cronograma financeiro aprovado antes do início dos trabalhos.

Com a autorização, será possível contratar os serviços para revitalização do foyer da Sala Villa-Lobos, do Espaço Cultural Dercy Gonçalves e da Sala Alberto Nepomuceno, além do restauro completo da Sala Villa-Lobos.

Reabertura e desafios

O Teatro Nacional Claudio Santoro, fechado em 2014 por irregularidades diversas, foi reaberto em dezembro de 2024 após revitalização realizada pela Novacap com investimento de R$ 70 milhões. Contudo, a casa de espetáculos ainda enfrenta dificuldades, como a necessidade de ajustes estruturais e a falta de uma programação fixa e constante.

Em junho deste ano, o teatro retomou as visitas guiadas gratuitas, realizadas às sextas-feiras, com a última visita do mês oferecendo interpretação em Libras para garantir acessibilidade. Os visitantes são acompanhados por servidor da Subsecretaria do Patrimônio Cultural, que narra a história do teatro, sua arquitetura projetada por Oscar Niemeyer e as obras de arte internas, incluindo os painéis de Athos Bulcão.

Após a confirmação do resultado da licitação, ainda não há previsão para o início das novas obras no Teatro Nacional, nem informações sobre eventual necessidade de fechamento do espaço durante o processo de reforma.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados