Conecte Conosco

Destaque

Terremoto forte de 7,4 abala as Filipinas

Publicado

em

Um terremoto forte de magnitude 7,4 atingiu a costa sul das Filipinas nesta sexta-feira (10), causando a morte de pelo menos duas pessoas. As cidades próximas ao epicentro sofreram danos em suas estruturas, e as autoridades emitiram alertas sobre fortes tremores secundários.

O abalo sísmico ocorreu em águas próximas à cidade de Manay, na província de Davao Oriental, e provocou um alerta de tsunami para o litoral em um raio de 300 quilômetros do epicentro. Os alertas para as Filipinas e a Indonésia foram posteriormente cancelados.

Relatos iniciais indicam danos a casas, prédios e pontes, conforme informado por uma autoridade local em Manay, porém a extensão total dos danos ainda não foi confirmada.

Segundo Karlo Puerto, funcionário da Defesa Civil, duas mortes foram confirmadas na cidade de Mati, próxima ao local do terremoto. Até o momento, não há relatos adicionais de vítimas por parte dos escritórios regionais de desastres consultados.

Este foi um dos terremotos mais intensos registrados nas Filipinas nos últimos anos. A região está localizada no ‘Anel de Fogo’ do Pacífico e costuma experienciar mais de 800 tremores anualmente.

O evento aconteceu cerca de duas semanas após o terremoto mais mortal em mais de uma década no país, que resultou na morte de 74 pessoas na ilha de Cebu.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra moradores de Davao segurando veículos estacionados enquanto tremores faziam o chão balançar, com portas de metal vibrando nas proximidades, evidenciando a força do abalo.

Richie Diuyen, agente de desastres em Manay, relatou que o terremoto durou entre 30 e 40 segundos, causando danos a algumas residências e à fachada de uma igreja, além de rachaduras em vias e pontes que ficaram intransitáveis.

Em suas palavras: “Não podíamos nos levantar. Tenho 46 anos e esse é o terremoto mais forte que já senti”.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. afirmou que as autoridades estão avaliando a situação e que equipes de busca e resgate iniciarão os trabalhos assim que a área estiver segura.

Em comunicado, declarou: “Estamos trabalhando sem parar para garantir que a ajuda chegue a todos os que precisam”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados