Mundo
Últimos 10 Vencedores do Nobel da Paz

María Corina Machado ganha Nobel da Paz em 2025
María Corina Machado, líder da oposição da Venezuela, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua contínua luta pela democracia frente ao governo autoritário de Nicolás Maduro.
Histórico dos últimos vencedores:
- 2024: Nihon Hidankyo (Japão) foi reconhecida por seu trabalho para eliminar armas nucleares, representando os sobreviventes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.
- 2023: Narges Mohammadi (Irã), presa por seu ativismo, premiada por lutar contra a opressão das mulheres e promover direitos humanos.
- 2022: Ales Bialiatski (Belarus), Memorial (Rússia) e o Centro pelas Liberdades Civis (Ucrânia) receberam o prêmio por sua documentação de crimes de guerra e violações dos direitos humanos.
- 2021: Maria Ressa (Filipinas/EUA) e Dmitri Muratov (Rússia) foram honrados pelo compromisso com a liberdade de expressão, essencial para a democracia.
- 2020: Programa Mundial de Alimentos foi reconhecido pela luta contra a fome e pela promoção da paz em zonas de conflito.
- 2019: Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, ganhou o prêmio pela reconciliação entre Etiópia e Eritreia.
- 2018: Denis Mukwege (República Democrática do Congo) e Nadia Murad (Iraque) foram laureados por combaterem o uso de violência sexual em guerras.
- 2017: A Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN) foi reconhecida por seus esforços globais.
- 2016: O ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos recebeu o prêmio por seu papel fundamental em encerrar um conflito interno que durou mais de 50 anos na Colômbia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login