Conecte Conosco

Mundo

Usina de Zaporizhzhya terá energia restaurada; Chornobyl ainda sem eletricidade

Publicado

em

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, anunciou nesta sexta-feira, 10, que foi iniciado um processo para restabelecer a energia elétrica externa na usina nuclear de Zaporizhzhya, na Ucrânia, que perdeu o fornecimento devido ao conflito com a Rússia. A usina de Chornobyl permanece sem eletricidade.

Segundo a AIEA, Grossi tem mantido conversas com representantes de Kiev e Moscou para apresentar propostas concretas que garantam o fornecimento de energia necessário para o resfriamento dos seis reatores desativados e do combustível irradiado da usina de Zaporizhzhya.

“Embora a reconexão da energia da usina nuclear de Zaporizhzhya leve algum tempo, ambas as partes têm colaborado de maneira construtiva para alcançar esse objetivo crucial para a segurança nuclear. Ninguém terá vantagem com a deterioração da situação”, afirmou Grossi.

Com base nas informações de segurança nuclear recebidas regularmente, a equipe da AIEA no local relata que não houve elevação na temperatura do líquido de resfriamento dos reatores nem nas piscinas de combustível irradiado, indicando que o sistema de resfriamento continua funcionando eficientemente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados