Mundo
Manifestantes pró-Palestina protestam antes de jogo Noruega x Israel

Centenas de manifestantes expressaram seu apoio à Palestina em Oslo, gritando “Palestina Livre” e protestando contra o que chamam de “genocídio” em Gaza, algumas horas antes do jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 entre Noruega e Israel.
Vestindo kufiyas, o tradicional lenço palestino, e agitando bandeiras da Palestina, os manifestantes se reuniram no centro da capital norueguesa e depois marcharam até o estádio Ullevaal, mantendo uma atitude pacífica, apesar do uso de sinalizadores.
Segundo Line Khateeb, presidente do Comitê Norueguês para a Palestina, a mensagem do protesto é clara: mostrar o cartão vermelho a Israel, ao apartheid e ao genocídio.
Khateeb afirmou que o futebol não pode ser usado para encobrir crimes de guerra, referindo-se à participação de Israel nas eliminatórias.
Durante a manifestação, faixas exibiam mensagens como “Excluam Israel do futebol internacional”, “Do rio ao mar”, “Cartão vermelho para Israel” e “Isso é genocídio, não guerra”.
Os organizadores mantiveram a manifestação apesar do recente acordo de cessar-fogo em Gaza, destacando que isso não significa o fim da ocupação ou a liberdade da Palestina. Khateeb reforçou a necessidade de continuar pressionando e impondo sanções a Israel para garantir a liberdade verdadeira da Palestina.
A segurança foi intensificada no estádio com presença de policiais montados e agentes antidistúrbios.
Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, declarou estar empenhada em garantir sanções contra Israel, comparando a situação com a exclusão da Rússia das competições internacionais em 2022.
A renda da bilheteria do confronto Noruega-Israel será destinada à organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), conforme anunciado pela federação local.
Com cinco vitórias em cinco jogos, a Noruega lidera o Grupo I, à frente de Itália e Israel na competição.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login