Conecte Conosco

Mundo

Presidente do Peru combate extorsão nas prisões

Publicado

em

José Jerí, presidente do Peru, conduziu neste sábado (10) uma grande operação de revista nas prisões peruanas para enfrentar a extorsão e os assassinatos por encomenda promovidos pelo crime organizado, conforme divulgado pelo Instituto Nacional Penitenciário (Inpe).

Durante a ação, Jerí, acompanhado por altos oficiais da polícia e representantes do Inpe, inspecionou as celas onde foram encontrados aparelhos celulares usados para coordenar essas atividades criminosas.

Centenas de detentos foram retirados de suas celas e levados a um pátio na prisão de segurança máxima Ancón I, onde o presidente compareceu vestido com camisa branca.

“Por determinação do presidente, realizamos uma revista extraordinária para conter o crime, sobretudo os assassinatos por encomenda promovidos pelo crime organizado”, afirmou o chefe do Inpe, Iván Paredes, à imprensa.

Combate ao crime

Jerí deixou claro que a prioridade é enfrentar o crime, tendo iniciado sua administração pessoalmente supervisionando esta operação, destacou Paredes.

Na cerimônia de posse, o presidente ressaltou que o enfrentamento ao crime organizado é um dos maiores desafios do país e que medidas urgentes são necessárias.

“Nosso inimigo principal está fora das prisões, nas ruas, nas gangues e nas organizações criminosas; devemos declarar-lhes guerra como inimigos”, declarou o mandatário.

A insegurança pública levou à destituição da ex-presidente Dina Boluarte pelo Congresso na sexta-feira anterior.

A ação contou com 200 agentes e foi executada simultaneamente em quatro estabelecimentos penais, incluindo o presídio El Milagro em Trujillo, a cerca de 500 km ao norte de Lima, e Challapalca, em Tacna, localizado a 4.600 metros de altitude.

O Peru possui 68 presídios com uma população carcerária superlotada de cerca de 102 mil detentos, segundo o Inpe.

Desde o início de 2024, o país enfrenta um aumento da violência urbana e uma forte onda de extorsões, que refletem a principal preocupação dos cidadãos conforme as pesquisas de opinião pública.

As denúncias de extorsão saltaram de 2.396 em 2023 para 15.336 em 2024, um crescimento de 540%, com Lima liderando os números oficiais.

Entre janeiro e agosto, foram registradas 18.385 denúncias relacionadas em todo o território nacional, segundo dados policiais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados