Conecte Conosco

Destaque

Trio recebe Nobel de Economia 2025 por estudo sobre inovação

Publicado

em

Os pesquisadores Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt foram agraciados com o Prêmio Nobel de Economia de 2025 por elucidarem como a inovação impulsiona o crescimento econômico, anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (13).

Este prêmio, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, é o último Nobel a ser concedido este ano e tem valor de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 1,2 milhão).

O comitê responsável destacou que “os laureados demonstraram que o crescimento econômico contínuo não é garantido”. Historicamente, a estagnação econômica predominou na maior parte do tempo da humanidade. O trabalho desses pesquisadores evidencia a importância de reconhecer e combater os riscos que ameaçam o progresso constante.

Joel Mokyr atua como professor na Northwestern University, em Evanston, Estados Unidos. Philippe Aghion é professor no College de France, INSEAD, em Paris, e na London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Já Peter Howitt é professor na Brown University, em Providence, Estados Unidos.

Metade do prêmio foi destinada a Joel Mokyr, enquanto a outra metade foi dividida entre Philippe Aghion e Peter Howitt.

Segundo John Hassler, membro do Comitê do Nobel, Joel Mokyr usou dados históricos para identificar os elementos essenciais para o crescimento sustentável baseado em inovações tecnológicas. Philippe Aghion e Peter Howitt desenvolveram um modelo matemático que explica o processo de destruição criativa, pelo qual produtos novos e melhores substituem os antigos continuamente.

Os prêmios das áreas de Medicina, Física, Química, Paz e Literatura foram divulgados na semana anterior.

Estes prêmios foram instituídos a partir do testamento do inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel e são entregues desde 1901, com algumas pausas principalmente ocasionadas por guerras mundiais.

O prêmio de Economia foi criado posteriormente, concedido pela primeira vez em 1969 aos norueguês Ragnar Frisch e holandês Jan Tinbergen, pelo trabalho em modelagem econômica dinâmica. O irmão de Jan Tinbergen, Nikolaas, também foi laureado, recebendo o prêmio de Medicina em 1973.

Entre os economistas premiados que se tornaram mais conhecidos estão o ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, Ben Bernanke, além de Paul Krugman e Milton Friedman.

O Prêmio Nobel de Economia do ano passado homenageou os acadêmicos norte-americanos Simon Johnson, James Robinson e Daron Acemoglu por sua pesquisa sobre a conexão entre colonização e estabelecimento de instituições públicas, explicando as razões pelas quais algumas nações permanecem em situação de pobreza por longos períodos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados