Conecte Conosco

Mundo

Alerta da inteligência alemã sobre possível conflito com a Rússia

Publicado

em

Os órgãos de inteligência da Alemanha emitiram um alerta nesta segunda-feira (13) indicando que a Rússia poderia iniciar um confronto militar direto com a Otan, uma possibilidade que poderia se concretizar antes do ano de 2029.

O presidente do Serviço Federal de Inteligência (BND), Martin Jäger, informou à comissão parlamentar de supervisão que o Kremlin está firmemente decidido a expandir sua influência para o Ocidente, buscando que a Europa se torne dependente da Rússia.

“Para alcançar essa meta, a Rússia não hesitará em, se necessário, entrar em confronto militar direto com a Otan”, declarou Jäger, que assumiu o comando do BND em 15 de setembro, em seu depoimento aos parlamentares em Berlim.

Este aviso surge em meio ao aumento de incidentes na Europa, onde recentemente a Rússia violou o espaço aéreo da Polônia por meio de drones e o da Estônia com três caças.

“Não devemos nos acomodar imaginando que uma possível ofensiva russa só ocorrerá em 2029 no mínimo. Já estamos enfrentando ataques hoje”, ressaltou ele, contestando avaliações anteriores das agências de inteligência.

A Alemanha também tem sido alvo de incursões com drones, atos de sabotagem e campanhas de desinformação e influência, sempre com a sombra de Moscou por trás.

Para o diretor do Serviço de Inteligência Interna (BfV), Sinan Selen, Moscou “segue com firmeza suas ambições políticas contra a Alemanha, a União Europeia e seus aliados ocidentais”.

“A Rússia mantém vivo o legado da Guerra Fria, significando que os métodos daquela época ainda estão em uso”, explicou Selen.

Embora outras ameaças como extremismo político e religioso tenham sido mencionadas pelos chefes dos serviços secretos alemães, foi a Rússia que dominou as discussões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados