Economia
Nova Ram Dakota chega ao mercado argentino com estilo robusto e motor potente

A Ram oficialmente apresentou a nova Dakota, resgatando um modelo clássico e introduzindo-se no mercado das picapes médias.
A estreia ocorreu na unidade fabril da Stellantis em Córdoba, Argentina, onde a produção já está em andamento. O lançamento brasileiro está previsto para o começo de 2026.
O nome Dakota é uma lembrança marcante para muitos brasileiros, especialmente os que acompanharam o sucesso da picape no final dos anos 1990, reconhecida por sua resistência e porte. Agora, ela retorna com design contemporâneo, alta tecnologia e a robustez visual típica da Ram, símbolo do carneiro.
Visual marcante e características para off-road
A versão inicial apresentada é a Warlock, que aposta em uma identidade off-road e detalhes gráficos exclusivos na lateral da caçamba.
Na frente, faróis finos em LED, uma grade ampla com o logo RAM centralizado e um capô robusto com o emblema “RAM TURBO” chamam atenção.
As rodas de 17 polegadas, com acabamento diamantado, pneus mistos e os estribos laterais destacam-se na lateral.
Uma barra de proteção metálica, conhecida como Rambar, fixa na caçamba, completa o visual aventureiro da picape.
Interior sofisticado e tecnologia avançada
No interior, a Dakota mantém o padrão premium das picapes maiores da marca. O painel é revestido com materiais de alta qualidade ao toque, enquanto os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente, garantindo conforto ao motorista.
Duas telas posicionadas lado a lado dominam o painel: uma para o quadro de instrumentos digital e outra multimídia de 12,3 polegadas, que suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de contar com sistema de navegação integrado.
O console central, elevado, abriga o carregador por indução, portas USB tipo C e um compartimento espaçoso para objetos sob o apoio de braço.
Em relação à segurança, a Dakota vem equipada com seis airbags e uma série de assistências semiautônomas, incluindo alerta de colisão e sistema de manutenção de faixa.
Potência e capacidade notáveis
Debaixo do capô, a picape conta com um motor 2.2 turbodiesel que entrega 200 cavalos e 45,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
A tração é 4×4 automática, podendo ser reduzida ou configurada para 4×2 via um seletor eletrônico. Também dispõe de bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
A capacidade de carga é um destaque: a caçamba suporta mais de uma tonelada e possui iluminação por LEDs, enquanto a capacidade de reboque chega a 3,5 toneladas, posicionando a Dakota entre as líderes em sua categoria.
Produção local e investimento significativo
O lançamento da nova Dakota faz parte de um aporte de R$ 2 bilhões da Stellantis no polo industrial de Córdoba.
Essa iniciativa gerará cerca de 1.800 novos empregos, com metade das vagas destinadas a mulheres, sendo 400 diretamente para a produção da picape.
A Ram agora conta com duas picapes produzidas fora da América do Norte: a Dakota, fabricada na Argentina, e a Rampage, produzida no Brasil, na planta de Goiana, Pernambuco.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login