Mundo
Novo teste do grande foguete Starship da SpaceX

A SpaceX planeja realizar nesta segunda-feira (13) mais um teste de voo com seu imenso foguete Starship, enquanto aumentam as dúvidas sobre as promessas de Elon Musk acerca da capacidade da empresa em concretizar seus projetos de viajar para a Lua e Marte nos próximos anos.
Apesar de Musk acreditar que os receios sobre a missão já foram superados, especialistas do setor espacial alertam que o foguete pode não estar pronto a tempo. Isso ocorre mesmo após o teste realizado em agosto, quando o Starship fez um voo totalmente controlado com sucesso.
O lançamento desta estrutura gigantesca, que mede mais de 120 metros, está marcado para as 18h15 (20h15 no horário de Brasília) no Texas, sendo o 11º teste de voo do foguete. A expectativa é que o Starship comece a realizar viagens a Marte a partir de 2026, além de possibilitar o retorno dos americanos à Lua em 2027.
Contudo, tais prazos parecem cada vez mais difíceis de serem cumpridos, pois, segundo o próprio Musk, ainda existem “milhares de desafios técnicos” a serem vencidos.
Em setembro, três antigos altos responsáveis da Nasa alertaram em um artigo para o site SpaceNews sobre o risco de perder a liderança na corrida lunar. Além disso, um painel independente de especialistas avaliou que, continuando nesse ritmo, a versão adaptada do Starship para atuar como módulo lunar pode enfrentar atrasos de vários anos.
Jim Bridenstine, ex-diretor da Nasa, também declarou diante de uma comissão do Senado que é pouco provável que os Estados Unidos retornem à Lua antes da China, sugerindo que o governo de Washington deve preparar um plano alternativo.
Este tema é de grande importância, já que o governo Trump indicou a existência de uma “segunda corrida espacial” com Pequim, após a disputa histórica entre Estados Unidos e União Soviética na Guerra Fria.
No entanto, a missão Artemis 3, que visa o retorno americano ao solo lunar, depende parcialmente de a Starship provar que pode realizar viagens interplanetárias com segurança, o que ainda não foi alcançado.
Ainda há diversas etapas a serem cumpridas, especialmente o reabastecimento de combustível no espaço, uma operação extremamente complexa que não será realizada neste novo voo de teste.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login