Mundo
Porky deixa prefeitura de Lima para concorrer à presidência do Peru

Rafael López Aliaga, conhecido como Porky, que exercia o cargo de prefeito ultraconservador da cidade de Lima, renunciou à sua posição na última segunda-feira (13) para disputar a presidência do Peru nas eleições marcadas para 12 de abril.
Esta será a segunda vez que López Aliaga disputa a presidência, tendo perdido nas eleições de 2021.
Reconhecido por suas rígidas propostas contra o crime organizado, o ex-prefeito lidera as intenções de voto, conforme a pesquisa divulgada em setembro pelo instituto Ipsos.
Em uma carta lida durante a sessão da câmara municipal, López Aliaga declarou: “Comunico minha renúncia ao cargo de prefeito da Municipalidade Metropolitana de Lima para me posicionar como pré-candidato nas próximas eleições primárias do Partido Político Renovação Popular”.
Fundador e principal líder do partido Renovação Popular, o político estava presente no momento do anúncio.
O Peru enfrenta atualmente uma grave crise de segurança devido às extorsões e assassinatos ligados ao crime organizado.
López Aliaga propõe, entre outras ações, que criminosos mais perigosos sejam julgados por tribunais militares, classificando-os como “terrucos [terroristas] urbanos”.
Ele admira líderes como Donald Trump e Nayib Bukele.
Com formação em engenharia, López Aliaga construiu sua fortuna nos setores hoteleiro e ferroviário. Ele afirmou ser celibatário desde os 20 anos e que realiza diariamente o rito do cilício.
Nesta segunda-feira, apresentou sua renúncia ao cargo de prefeito, função que exercia desde 2022, antes do prazo limite que permite que autoridades eleitas por voto popular possam concorrer às eleições gerais do próximo ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login