Mundo
China promete resistir firmemente na disputa comercial com os EUA

A China declarou nesta terça-feira que está determinada a resistir firmemente na disputa comercial com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar uma tarifa extra de 100% sobre produtos chineses.
Um porta-voz do Ministério do Comércio afirmou que a posição da China permanece inalterada, dizendo: “Se desejarem confrontar, estaremos prontos para isso; se preferirem negociar, nossas portas estão abertas”.
A tensão entre as duas maiores economias do mundo aumentou no fim de semana, após o anúncio de novas tarifas por parte de Trump, o que impactou negativamente os mercados e colocou em dúvida uma possível reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul.
Além disso, os Estados Unidos comunicaram que a partir de 1º de novembro passarão a controlar a exportação de “todo o software essencial”.
De acordo com o porta-voz do Ministério do Comércio de Pequim, as medidas de controle das exportações relacionadas a elementos estratégicos da China são ações legítimas do governo para reforçar seu sistema regulatório, conforme as leis vigentes.
“Como uma potência global responsável, a China continua a proteger com determinação sua segurança nacional e a segurança coletiva internacional”, concluiu o porta-voz.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login