Mundo
Greve geral na Grécia contra jornada de trabalho de 13 horas

A Grécia enfrenta nesta terça-feira uma greve geral em protesto contra a reforma proposta pelo governo conservador, que pretende permitir uma jornada de trabalho opcional de até 13 horas diárias.
Este é o segundo protesto sindical em um mês e afetará serviços públicos e municipais, além de balsas e trens. Em Atenas, o transporte público funcionará com horários reduzidos, enquanto os voos comerciais não serão impactados.
Sindicatos e a oposição de esquerda convocaram manifestações na capital e em outras cidades contra o projeto, que qualificam como uma medida retrógrada, comparável à Idade Média, como já manifestado na greve realizada em 1º de outubro.
Uma faixa no centro de Atenas exibe a frase: “O tempo de trabalho não é mercadoria, é nossa vida!” e também o lema: “Não à jornada de 13 horas!”
Esta mobilização ocorre um dia antes da votação no Parlamento grego do projeto que autoriza jornadas de trabalho de até 13 horas para um único empregador, desde que haja uma compensação financeira adicional.
Segundo a ministra do Trabalho e da Previdência Social, Niki Kerameus, a medida será válida apenas por 37 dias ao ano e de forma voluntária.
Atualmente, essa possibilidade existe somente para quem possui dois ou mais empregadores.
Niki Kerameus afirmou à emissora SKAI TV que a lei visa fortalecer os trabalhadores e facilitar o ambiente de negócios.
No entanto, sindicatos e partidos de oposição alertam que os trabalhadores podem enfrentar demissões caso se recusem a cumprir jornadas estendidas.
Em carta endereçada à ministra, a Confederação dos Trabalhadores da Grécia (GSEE) destacou a preocupação de que muitos empregados não poderão negar a jornada de 13 horas devido à desigualdade de poder entre empregador e trabalhador, agravada pela instabilidade do mercado de trabalho.
A carga horária legal na Grécia é de oito horas diárias, com a possibilidade de até três horas extras.
O país já permite uma semana de trabalho de seis dias, especialmente durante a alta temporada em certos setores, como o turismo.
A jornada semanal na Grécia é de 39,8 horas, acima da média dos países da União Europeia, que é de 35,8 horas, conforme dados da agência Eurostat.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login