Mundo
ONU acusa Rússia de ataque a comboio de ajuda na Ucrânia

A ONU relatou na terça-feira (14) que um comboio humanitário russo foi atacado no sul da Ucrânia, sem vítimas conforme autoridades locais.
Matthias Schmale, coordenador humanitário da ONU para a Ucrânia, declarou: “Esses ataques são inaceitáveis. Trabalhadores humanitários têm proteção legal e jamais devem ser alvos”.
O ataque atingiu um comboio de quatro veículos na área de Kherson, em Bilozerka, próximo à linha de frente, onde combates frequentes acontecem entre as forças envolvidas.
Informações do governador regional ucraniano, Oleksandr Prokudin, indicam que drones e artilharia russos atacaram intencionalmente o comboio da ONU, que estava claramente identificado.
Uma fotografia divulgada por Prokudin no Telegram mostrou um caminhão com a inscrição WFP (Programa Mundial de Alimentos) danificado e em chamas. Ele afirmou: “Foi um milagre ninguém se machucou”.
O comboio levava cerca de 800 pacotes com suprimentos essenciais destinados a idosos, mulheres e meninas, conforme explicou Jacqueline Mahon, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), à AFP.
A região apresenta grande número de idosos que, devido à violência, enfrentam dificuldades de locomoção e dependem da ajuda humanitária para sobreviver, acrescentou Mahon.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login