Conecte Conosco

Economia

Petrobras inaugura a primeira refinaria certificada para produzir SAF no Brasil

Publicado

em

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), localizada no Rio de Janeiro, tornou-se pioneira no Brasil ao obter a certificação para fabricar e comercializar combustível sustentável de aviação (SAF) utilizando a rota HEFA (Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados), uma tecnologia reconhecida mundialmente que auxilia na diminuição das emissões de carbono no setor aéreo.

A partir de 2027, a legislação brasileira exigirá que as companhias aéreas nacionais utilizem este tipo de combustível em voos internacionais, conforme determina a Lei do Combustível do Futuro e as regras do Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (Corsia).

A Petrobras destacou que a certificação ISCC CORSIA garante padrões elevados de sustentabilidade e controle de rastreabilidade para assegurar a diminuição dos gases causadores do efeito estufa no mercado internacional da aviação.

“O processo para a certificação começou após a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizar a produção do SAF em maio deste ano, resultando na concessão do certificado pela ISCC em outubro”, informou a estatal.

Este combustível pode substituir diretamente o querosene usado na aviação sem que haja necessidade de ajustes nas aeronaves ou na infraestrutura de abastecimento, tornando-se uma alternativa eficiente e rápida para reduzir as emissões no setor aéreo.

A Refinaria Duque de Caxias recebeu permissão da ANP para incorporar até 1,2% de matérias-primas renováveis na produção do SAF por meio da rota HEFA. A expectativa é de que a produção tenha início nos próximos meses, com capacidade para comercializar até 50 mil metros cúbicos por mês (equivalente a 10 mil barris por dia).

O uso de matérias-primas com baixo teor de carbono e o percentual de compostos renováveis presente no combustível atendem à exigência de redução de 1% nas emissões de gases de efeito estufa para voos domésticos até 2027.

William França“, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, enfatizou que: “A empresa avança na transição energética de forma responsável, oferecendo uma solução prática e de baixo custo para acelerar a descarbonização da aviação. Além disso, reforçamos a importância dos investimentos em inovação e sustentabilidade no setor de refino brasileiro.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados