Conecte Conosco

Mundo

Erro na engenharia causou tragédia com submersível Titan

Publicado

em

Falhas no projeto e testes insuficientes foram determinantes para a implosão fatal do submersível Titan em 2023, conforme divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos nesta quarta-feira (15).

O documento divulgado sucede uma investigação, mostrada em agosto pela guarda-costeira americana, que apontou uma série de problemas ligados à conduta da operadora OceanGate e falhas no design que culminaram no acidente, tirando a vida dos cinco ocupantes do submersível.

Segundo o relatório do NTSB, "Verificamos que o processo de engenharia da OceanGate para o Titan foi inadequado e resultou na construção de uma embarcação com várias falhas que não atendia aos requisitos básicos de resistência e durabilidade".

O órgão também ressaltou que a OceanGate não realizou testes suficientes com o Titan, o que causou desconhecimento sobre a resistência real da embarcação, muito provavelmente bem inferior ao esperado.

Além disso, o relatório cita que a empresa não monitorava de forma adequada os dados em tempo real da pressão sofrida pelo submersível, o que resultou na falta de conhecimento sobre danos que o Titan havia sofrido, os quais deveriam ter levado à sua imediata retirada do serviço após um mergulho anterior.

Participaram da expedição para explorar os destroços do Titanic o líder da OceanGate, Stockton Rush, o explorador britânico Hamish Harding, o cientista francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman.

A comunicação com o submersível foi perdida cerca de uma hora e meia após o início da imersão em 18 de junho de 2023, o que desencadeou uma busca intensa acompanhada por todo o mundo. Os destroços foram localizados alguns dias depois, próximo a 500 metros da proa do Titanic.

Depois do desastre, a OceanGate suspendeu suas operações. No ano anterior, a família do Paul-Henri Nargeolet entrou com um processo contra a empresa, sediada nos EUA, acusando-a de negligência grave.

O navio Titanic foi descoberto em 1985 em águas internacionais a cerca de 650 km da costa do Canadá e a 4 mil metros de profundidade. Desde então, a região atrai caçadores de tesouros e turistas.

O navio partiu do porto de Southampton, Inglaterra, em 10 de abril de 1912, em sua viagem inaugural com destino a Nova York, mas afundou cinco dias depois ao colidir contra um iceberg. Dos 2.224 passageiros e tripulantes, cerca de 1.500 perderam a vida.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados