Mundo
Fóssil de dinossauro antigo encontrado na Argentina

Paleontólogos argentinos anunciaram a descoberta de um esqueleto quase completo de uma nova espécie de dinossauro na Cordilheira dos Andes. Este dinossauro viveu há cerca de 230 milhões de anos e recebeu o nome de Huayracursor jaguensis.
O espécime foi encontrado a 3.000 metros de altitude, na província de La Rioja, por uma equipe do instituto científico estatal Conicet. A pesquisa foi publicada na revista Nature, destacando que o dinossauro pertence ao período Triássico Superior, época na qual surgiram os primeiros dinossauros e antepassados dos mamíferos.
Agustín Martinelli, um dos cientistas responsáveis pelo estudo, afirmou que o Huayracursor tem entre 230 e 225 milhões de anos, sendo assim um dos dinossauros mais antigos descobertos até hoje.
A nova espécie é parte de uma linhagem de dinossauros herbívoros, conhecidos por seus pescoços longos. Contudo, um adulto dessa espécie tinha cerca de 2 metros de comprimento e pesava aproximadamente 18 quilos. Foram encontrados restos do crânio, coluna vertebral completa e quase todos os membros.
Os pesquisadores acreditam que este fóssil será fundamental para futuras pesquisas sobre a origem e evolução inicial dos dinossauros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login