Destaque
ONU informa entrada diária de 560 toneladas de alimentos em Gaza

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje (17) que tem levado uma média diária de aproximadamente 560 toneladas de alimentos para Gaza desde o início do cessar-fogo entre Israel e Hamas. No entanto, essa quantidade ainda é insuficiente para atender às necessidades da região.
Diante da situação de fome em algumas áreas de Gaza, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, declarou na quarta-feira (15) que milhares de veículos de ajuda precisariam entrar em Gaza semanalmente para amenizar a crise.
“Ainda não alcançamos o que é necessário, mas estamos progredindo. O cessar-fogo abriu uma pequena janela de oportunidade, e o PMA está se mobilizando rapidamente para expandir a assistência alimentar”, afirmou a porta-voz do PMA, Abeer Etefa, em Genebra.
O PMA informou que ainda não iniciou a distribuição de alimentos na Cidade de Gaza, devido ao fechamento das passagens de fronteira Zikim e Erez, localizadas no norte do enclave, onde a situação humanitária é mais grave.
Desafios enfrentados
Abeer Etefa ressaltou que o acesso à Cidade de Gaza e ao norte da Faixa de Gaza permanece muito difícil. Os comboios de farinha de trigo e alimentos prontos para consumo têm encontrado obstáculos nas estradas danificadas ou bloqueadas no sul do território afetado pela guerra.
Embora pequenas quantidades de produtos nutricionais tenham chegado ao norte, os comboios humanitários ainda não conseguiram levar volumes significativos de alimentos para essa região e outras áreas.
“Recebemos 57 caminhões ontem (16) nas regiões sul e centro de Gaza. Vemos isso como um avanço, mas ainda é insuficiente diante da meta de 80 a 100 caminhões diários”, concluiu Abeer Etefa.
*É proibida a reprodução deste conteúdo

Você precisa estar logado para postar um comentário Login