Mundo
Nova gripe surge na China e preocupa especialistas

Uma nova versão do vírus da gripe, chamada de vírus influenza D (IDV), foi encontrada na China e está despertando preocupação entre cientistas e autoridades de saúde ao redor do mundo.
Pesquisadores temem que esse vírus, que inicialmente infectava animais, especialmente gado, agora pode estar se espalhando entre pessoas, o que poderia causar uma crise global parecida com uma pandemia.
Segundo o jornal The Sun, um estudo liderado por Hongbo Bao e sua equipe do Instituto de Pesquisa Veterinária de Changchun detectou uma alta exposição ao vírus em amostras humanas no nordeste da China.
O estudo mostrou que 74% das pessoas testadas tinham sinais de contato com o vírus, e esse número sobe para 97% em pessoas com sintomas respiratórios.
Descoberto em 2011 em um porco nos Estados Unidos, o IDV anteriormente era visto como um vírus que afetava apenas animais. No entanto, novas análises indicam que ele pode se multiplicar nas células das vias respiratórias humanas e ser transmitido pelo ar ou contato direto com animais infectados.
Especialistas alertam que o vírus está se espalhando sem ser muito notado entre diferentes espécies de animais, incluindo cabras, ovelhas, cavalos, camelos e cães, e já foi encontrado em cinco continentes.
É possível que infecções que não causam sintomas evidentes estejam mantendo o vírus ativo em populações, tornando difícil sua detecção e controle precoce.
Testes com medicamentos antivirais comuns contra a gripe ainda não mostraram se o vírus é resistente a eles.
Hongbo Bao e sua equipe destacam que o vírus influenza D pode ter desenvolvido a capacidade de ser transmitido entre humanos durante sua evolução, e as variantes atuais representam uma possível ameaça global significativa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login