Conecte Conosco

Destaque

Brasil e Índia fecham parcerias em tecnologia, defesa e aeronáutica

Publicado

em

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou da abertura do escritório da Embraer em Nova Délhi, Índia. Na ocasião, ocorreram assinaturas de acordos nos setores de tecnologia, defesa e indústria aeronáutica.

Acompanhado de outras autoridades brasileiras, Alckmin realizou, nesta sexta-feira (17), um balanço da missão na Índia.

Alckmin destacou que ocorreu uma reunião significativa entre empresários dos dois países, evidenciando o crescimento dos investimentos indianes no Brasil e vice-versa.

Embraer e Força Aérea Indiana

Alckmin ressaltou que diversos aviões da Embraer já operam na Índia, atendendo à demanda por voos regionais com eficiência e menor custo. Adicionalmente, existe interesse da Força Aérea Indiana na aquisição do avião cargueiro C-390, o que representaria um avanço estratégico na cooperação bilateral, promovendo transferência de tecnologia, criação de empregos e ganhos em soberania para ambos os países.

O ministro da Defesa, José Múcio, avaliou que a inauguração do escritório da Embraer na Índia é um passo importante na construção de parcerias industriais e tecnológicas, evidenciando o compromisso do grupo em investir no país asiático.

Comércio e acordos bilaterais

Durante a missão, Brasil e Índia estabeleceram um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia, cujo escopo atual é limitado. O governo brasileiro planeja aumentar o comércio bilateral para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões até 2026.

O acordo atual inclui 450 categorias de produtos com reduções tarifárias de 10% a 20%. A proposta futura visa ampliar o número de itens contemplados e aprofundar as preferências comerciais.

Alckmin ainda destacou o acordo firmado para expandir as linhas tarifárias preferenciais entre Mercosul e Índia, com ações futuras focadas em fortalecer a complementariedade econômica e fomentar os investimentos.

Facilitação de negócios e vistos eletrônicos

Antes da viagem, o governo brasileiro publicou decretos voltados à facilitação dos investimentos e à prevenção da bitributação entre os dois países, promovendo maior segurança jurídica para as relações econômicas.

Alckmin ressaltou que, em breve, os fluxos comerciais serão ainda mais facilitados com a implementação do visto eletrônico para negócios e consultorias.

Parcerias em saúde e petróleo

No setor de saúde, foi firmada uma colaboração entre a Fiocruz e uma empresa indiana com potencial transferência tecnológica para vacinas. Na área de petróleo, a Petrobras assinou contrato para exportar mais de 6 milhões de barris à Índia.

Além disso, Alckmin convidou a Índia a participar das licitações para exploração de petróleo em blocos nas bacias brasileiras de Campos e Santos, com previsão de lançamento de seis blocos neste ano, podendo chegar a 18 no total.

Setores representados na missão

A comitiva brasileira incluiu representantes de 20 segmentos diversos, como agronegócio, tecnologia, energia e saúde, reforçando o compromisso na ampliação das parcerias estratégicas entre Brasil e Índia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados