Economia
FMI alerta para riscos apesar de crescimento econômico global

Mohammed Aljadaan, presidente do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC), um órgão consultivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou nesta sexta-feira, 17, que a economia mundial está passando por uma grande transformação e enfrentando altos níveis de incerteza. Apesar disso, o crescimento econômico tem mostrado resistência, embora tensões estejam começando a aparecer.
“Vamos implementar políticas firmes que fortaleçam a confiança, aumentem a resiliência e garantam a estabilidade macroeconômica e financeira”, afirmou no comunicado. Ele também destacou que os conflitos em andamento continuam causando graves consequências humanas, além de impactos econômicos significativos.
Segundo Aljadaan, os membros do IMFC reconheceram que as mudanças nas políticas comerciais, que alteram o cenário político, geram mais incertezas, mas também oferecem novas oportunidades.
O comitê espera que a redução da inflação prossiga, embora de forma desigual entre os países, e ressalta que os riscos para a economia global ainda favorecem um cenário negativo.
O comunicado destaca o ambiente desafiador, marcado por baixo crescimento, níveis elevados de dívida, eventos climáticos extremos e desastres naturais mais frequentes, tensões comerciais e desequilíbrios econômicos globais.
Os membros do IMFC ressaltam que instituições econômicas fortes, principalmente bancos centrais independentes, são fundamentais para manter a credibilidade e confiança nas políticas econômicas.
“Iremos ajustar cuidadosamente a nossa política fiscal. Os bancos centrais continuam comprometidos em preservar a estabilidade dos preços, conforme seus mandatos, e seguirão adaptando suas estratégias baseados em dados e com comunicação clara”, concluiu o comunicado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login