Economia
Fecomércio-PE apresenta novo Portal de Dados do Comércio

Na manhã desta sexta-feira (17), durante o evento Rec’n’Play 2025, o Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE) lançou oficialmente o Portal Hub de Dados do Comércio, uma plataforma que auxilia na tomada de decisões comerciais.
Esta ferramenta tem como objetivo fortalecer a gestão empresarial e o setor comercial. O site foi desenvolvido pela federação de Pernambuco em parceria com a Faculdade Senac.
“Esta é uma ação inovadora, a primeira Fecomércio do Brasil a criar um hub desse tipo. Estamos avançando na disseminação de informações e no cadastro das empresas no portal. Acreditamos que essa iniciativa será adotada nacionalmente, pois planejamos replicá-la na Confederação Nacional do Comércio”, destacou Cleide Pimentel, diretora-geral executiva da Fecomércio-PE.
Em 2024, o projeto começou com o lançamento do ‘Hub de Dados do Comércio’, que já atendia empresas, sindicatos, universidades, governos locais e diversas instituições. A ferramenta disponibiliza dashboards interativos, mapas setoriais, modelos preditivos e outras funcionalidades.
Segundo o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, “Antes mesmo do portal, com as bases de dados disponíveis, já desenvolvíamos vários produtos e aumentávamos a presença na mídia espontânea relacionada ao comércio. Também realizamos projeções para datas comemorativas, como o Dia dos Pais.”
Com o lançamento do Portal, o Hub consolida todas as pesquisas da federação em uma plataforma digital com funcionalidades adicionais, como séries históricas, estudos econômicos, calculadoras de inflação e precificação, ferramentas de gestão e atendimento a demandas específicas das empresas.
Algumas pesquisas presentes no portal incluem estudos sobre o impacto dos feriados nacionais no setor terciário, a influência das tarifas norte-americanas no comércio pernambucano e análises dos efeitos da jornada semanal de 44 horas para os trabalhadores.
O portal destina-se a atender pesquisadores, estudantes, professores, empresários de variados portes, trabalhadores do comércio e órgãos governamentais.
Rafael Lima enfatiza: “Os empresários só conseguem tomar decisões eficazes baseadas em dados, evitando apenas o instinto. Ao contar com informações precisas, podem ser muito mais assertivos, especialmente na definição de preços.”
O desenvolvimento do Portal Hub foi resultado da escuta ativa da Fecomércio-PE a seus sindicatos e trabalhadores, com a plataforma criada por profissionais, estudantes e docentes do centro tecnológico da Faculdade Senac.
Regivan Dantas, diretor-regional do Senac-PE, comentou: “O Senac tem se empenhado para atender os desafios do comércio, varejo e outros setores, oferecendo soluções como esta, através da colaboração entre nossos professores e alunos.”
Para o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac, André Luiz, participar do projeto evidenciou que a tecnologia precisa ser acessível e fácil de usar para alcançar o público em geral.
O portal está sendo apresentado e seu modelo deve ser implementado em outras regiões do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login