Mundo
Grupo de Grito ajuda jovens a aliviar o estresse em Londres

“A gente nem sempre percebe o que está guardando dentro de si!” Em um parque em Londres, várias pessoas jovens se reuniram para gritar juntas e aliviar a tensão, um evento que ficou famoso no TikTok.
Os participantes, maioria com cerca de 20 anos, se encontraram no sábado (18) no alto da colina Hampstead Heath, na parte oeste da cidade.
Eles esperaram o sinal de Mona Sharif, organizadora deste “Grupo de Grito”, para começar a gritar.
A iniciativa é baseada em terapias de grupo e da técnica de gritar para expressar frustrações que são difíceis de dizer com palavras, explica Mona Sharif, criadora de conteúdo de 26 anos, à AFP.
Mona Sharif conta até três, e todos começam a gritar com força total, enquanto se filmam com seus celulares, e passam por pedestres que observam com diversão ou surpresa.
“Foi libertador. Muitas vezes não sabemos o quanto acumulamos até deixarmos sair”, afirmou Rebekah Drakes, garçonete de 23 anos, depois de seu grito.
O primeiro “Grupo de Grito” reuniu cerca de mil pessoas em outro parque na semana anterior, conforme relata Mona Sharif, que não imaginava essa adesão.
Depois de ver pessoas nos Estados Unidos se reunindo para gritar no TikTok, Mona Sharif postou um vídeo sugerindo fazermos o mesmo em Londres e criou um grupo de conversa que alcançou mil pessoas em apenas três dias.
Julia Dewit, professora de 29 anos, está contente que muitas mulheres, que geralmente são ensinadas a manter a calma, e jovens, ao contrário das gerações mais velhas, estejam mais à vontade para falar sobre emoções e saúde mental.
Antes do grito, os participantes se revezam para subir em um banco e falar sobre temas como solidão, desafios para encontrar seu lugar na sociedade ou coisas que os aborrecem nas notícias, com apoio do grupo.
Uma pesquisa da YouGov para a Universidade UCL, divulgada em setembro, mostra que dois terços dos jovens britânicos entre 16 e 25 anos enfrentam problemas de saúde mental, ligados principalmente aos estudos ou a questões financeiras.
Esse grupo também serve para que as pessoas se encontrem e compartilhem ideias em uma cidade onde muitos se sentem isolados e têm dificuldades para fazer novas amizades, destaca Mona Sharif.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login