Mundo
UE planeja aprovar novo pacote de sanções contra Rússia esta semana

Kaja Kallas, chefe de Relações Exteriores e Segurança da União Europeia, anunciou que a UE está prestes a aprovar o 19º conjunto de sanções contra a Rússia nesta semana.
Ela ressaltou que a reunião de líderes da União Europeia está marcada para quinta-feira, onde as sanções serão discutidas. Além disso, mencionou que há conversas em andamento para lidar com a frota sombra de petroleiros que Moscou usa para evitar restrições impostas pelo Ocidente.
Sobre o conflito na Ucrânia, Kallas comentou que a Rússia só está disposta a negociar quando realmente sente pressão para isso. Ela demonstrou cautela em relação às tentativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de buscar um acordo de paz, afirmando que não há sinais claros de que a Rússia deseja a paz no momento.
Referindo-se à situação no Oriente Médio, a diplomata disse que o cessar-fogo entre Israel e Hamas enfrentou seu primeiro grande teste recentemente. Ela defendeu medidas adicionais para garantir o envio de ajuda humanitária e a continuidade da trégua, destacando a necessidade de esforços para alcançar uma paz duradoura na região.
Kaja Kallas também alertou sobre a crescente influência da China, informando que a UE está fortalecendo o diálogo com seus parceiros na região do Indo-Pacífico. Ela destacou que a China tem usado suas cadeias de suprimentos como uma forma de pressão econômica, o que representa um risco para o comércio mundial.
Essas declarações foram feitas antes do encontro do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia, que aconteceu em Luxemburgo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login