Mundo
Califórnia usará Guarda Nacional para ajudar na entrega de alimentos

O estado da Califórnia convocará a Guarda Nacional para auxiliar na distribuição de refeições para as famílias americanas em situação de vulnerabilidade devido à paralisação administrativa do governo federal, conhecida como “shutdown”.
Cem milhares de servidores federais em todo o país estão sem receber seus salários enquanto os partidos democrata e republicano em Washington debatem o orçamento nacional, deixando muitas famílias com dificuldades para pagar suas despesas.
Além disso, os pagamentos de assistência alimentar, como os cupons para alimentos, estão prestes a acabar caso um acordo não seja firmado nos próximos dias.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou que ativará a Guarda Nacional para realizar tarefas semelhantes às que foram feitas durante a pandemia de covid-19, quando seus membros ajudaram na distribuição de milhões de refeições em bancos de alimentos.
Newsom também anunciou a aceleração de um aporte estadual de 80 milhões de dólares para fortalecer a ajuda alimentar. Ele desafiou uma ordem do presidente Donald Trump que mobilizava a Guarda Nacional para apoiar ações migratórias federais no estado.
“O insucesso do presidente Trump tem consequências reais, tirando comida da mesa de muitas pessoas”, afirmou Newsom, apontado como possível candidato democrata à presidência em 2027.
“Milhões de americanos dependem dos auxílios alimentares para sustentar suas famílias. A Califórnia está empenhada em garantir que os beneficiários desses programas não passem fome em um momento de alta nos preços.”
A nível nacional, o programa assistencial alimenta mais de 42 milhões de pessoas, incluindo cerca de 5,5 milhões na Califórnia.
Essa paralisação do governo federal, na sua quarta semana, tornou-se a segunda mais longa da história do país, sem solução à vista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login