Economia
CPI do INSS ouve ex-procurador afastado por fraude

A CPI do INSS realizará uma audiência nesta quinta-feira (23) com Virgílio Antônio de Oliveira Filho, antigo procurador-geral do instituto, que está sob investigação por suposta participação em fraudes que resultaram em descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.
Um relatório da Polícia Federal que integra a investigação revela que o ex-procurador, junto com pessoas a ele ligadas, recebeu aproximadamente R$ 11,9 milhões do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele teria atuado como intermediário para entidades beneficiadas por um esquema irregular de deduções em benefícios.
O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), foi um dos responsáveis pelo pedido de convocação.
“A convocação de Virgílio Antônio Ribeiro Filho permitirá não apenas o aprofundamento das investigações em andamento, mas também contribuirá para mapear as responsabilidades dentro da estrutura do INSS. O depoimento dele é vital para esclarecer o envolvimento de altos dirigentes na fragilização dos controles internos e na facilitação de práticas ilegais”, afirmou o senador no pedido.
Na mesma audiência, está prevista a oitiva da empresária Thaisa Hoffmann Jonasson, da THJ Consultoria, cuja empresa também é suspeita de participação no esquema de fraudes.
“Documentos indicam que Thaisa é sócia de empresas ligadas à intermediação de pagamentos e circulação de valores suspeitos”, declarou o senador Izalci Lucas (PL-DF) em seu requerimento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login