Mundo
Colômbia solicita que EUA parem ataques a barcos

Na noite de quarta-feira, o governo da Colômbia fez um pedido formal à administração dos Estados Unidos para suspender os ataques contra embarcações no Pacífico e no Caribe, que são acusadas por Washington de transportar drogas, conforme comunicado oficial divulgado.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, anunciou dois ataques realizados na quarta-feira contra embarcações consideradas de narcotraficantes no Pacífico, divulgando vídeos da destruição dessas embarcações nas redes sociais.
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia afirmou: “O país solicita aos Estados Unidos que parem esses ataques e respeitem as normas estabelecidas pelo direito internacional”.
O governo do presidente Gustavo Petro, que enfrenta tensões significativas com o ex-presidente Donald Trump, repudiou a destruição de uma embarcação supostamente envolvida com o narcotráfico no Oceano Pacífico por parte dos EUA.
Os episódios no Pacífico resultaram em cinco mortes e levaram a um forte confronto verbal entre Trump e Petro. O líder americano chamou Petro de “criminoso” e insinuou que estaria conduzir seu país ao desastre devido a atividades ilícitas, enquanto o colombiano declarou que se defenderá legalmente com a ajuda de advogados americanos.
Até agora, os Estados Unidos realizaram nove ataques, incluindo os dois no Pacífico, causando 37 mortes.
Bogotá reforçou seu pedido para que o governo dos EUA engage em diálogo através dos canais diplomáticos apropriados, com o propósito de continuar trabalhando em conjunto no combate às drogas na região, colaborando como vinham fazendo por muitos anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login