Destaque
Lula destaca oportunidades de parcerias entre Brasil e Indonésia

Em reunião com empresários brasileiros e indonésios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (23) em Jacarta, que as colaborações entre Brasil e Indonésia apresentam grande potencial. Ele ressaltou setores como minerais estratégicos e biocombustíveis.
Lula adiantou que na COP30, o Brasil irá propor a descarbonização do transporte marítimo internacional e defenderá o aumento em quatro vezes do uso de combustíveis sustentáveis globalmente.
Minerais estratégicos
Lula mencionou que, embora apenas 30% do patrimônio mineral brasileiro esteja mapeado, o país detém 10% das reservas mundiais de minerais críticos, fundamentais para a transição energética.
“A criação de um Conselho Nacional de Minerais Críticos, ligado à Presidência da República, será uma medida para garantir a soberania”, destacou.
O presidente também destacou a experiência da Indonésia em incentivar o beneficiamento do minério em seu território como exemplo para atrair investimentos e gerar empregos qualificados.
“Queremos agregar valor em nosso território, com responsabilidade ambiental e respeito às comunidades locais, não queremos ser apenas exportadores de commodities”, completou.
Bioenergia
Lula lembrou que Brasil e Indonésia estão entre os maiores produtores mundiais de bioenergia.
“Podemos criar juntos um mercado global de biocombustíveis. A Organização Marítima Internacional não pode mais adiar a decisão de descarbonizar o setor marítimo. O biocombustível proveniente do etanol é uma alternativa viável e disponível imediatamente”, afirmou.
Ele ressaltou que faltam cerca de 20 dias para a COP30 em Belém, onde o Brasil apresentará a proposta de quadruplicar o uso global de combustíveis sustentáveis.
“Vamos provar que é possível promover o desenvolvimento econômico, combater as mudanças climáticas e preservar as florestas tropicais e sua biodiversidade, ampliando a produção de biocombustíveis sem devastar as florestas”, disse, ressaltando que cuidar das pessoas é essencial para preservar a natureza.
Florestas tropicais
Lula agradeceu o apoio da Indonésia ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado no evento em Belém. “O Brasil já anunciou investimento de US$1 bilhão no fundo”, afirmou.
Parte desses recursos será destinada ao financiamento de países que mantêm suas florestas preservadas, incluindo oito países da América do Sul, a Indonésia e o Congo, entre outros.
“Se o fundo funcionar bem, não precisaremos mais pedir ajuda para preservar as florestas, evitando o aumento da temperatura global acima de 1,5 grau. O fundo oferecerá retorno financeiro para investidores e proteção aos biomas, representando uma alternativa de renda para os que cuidam das florestas”, explicou.
Segurança alimentar e facilitação comercial
Lula enfatizou o potencial do Brasil para contribuir com a segurança alimentar da Indonésia, especialmente para a alimentação escolar por meio do programa Refeição Nutritiva Gratuita implementado naquele país.
Ele apontou que ambos os países podem cooperar para simplificar o comércio e reduzir os custos para os consumidores finais.
Setores de defesa e aviação civil
O presidente explicou que existem muitas oportunidades para ampliar cooperações no setor de defesa e também na aviação civil.
“A Força Aérea da Indonésia conhece bem as capacidades do Super Tucano. As aeronaves brasileiras destinadas ao uso civil são a melhor opção para companhias regionais, oferecendo alto desempenho, baixo consumo e tecnologia avançada”, ressaltou o presidente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login