Economia
BYD acusada de influenciar na contribuição sindical
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Camaçari apresentou uma denúncia contra a BYD ao Ministério Público do Trabalho (MPT), alegando que a empresa teria pressionado seus funcionários a assinarem uma carta para se opor ao pagamento da contribuição sindical.
A denúncia baseia-se em mensagens internas supostamente enviadas pelo setor de Recursos Humanos aos grupos de funcionários.
“Pessoal, reforçando a necessidade de entrega da carta de oposição ao desconto sindical. Entreguem a carta ao seu líder ou diretamente a mim. Deve ser entregue até 20 de outubro de 2025”, informou a mensagem direcionada aos trabalhadores.
A BYD ainda não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.
O sindicato afirma que as mensagens demonstram uma interferência clara da empresa na liberdade sindical, incentivando e orientando os trabalhadores a agirem contra sua própria organização sindical.
“Essa atitude é ilegal, abusiva e contraria a Constituição Federal, pois desrespeita o artigo 8º, que assegura a autonomia e a livre organização dos trabalhadores”, declarou o sindicato.
Além disso, a entidade sindical aponta que o prazo estipulado pela empresa para a entrega das cartas busca enfraquecer a organização dos trabalhadores.
“Além da irregularidade, a mensagem do RH mostra falta de informação e cuidado, pois o prazo para entrega das cartas expirou em 16 de outubro, conforme acordo entre o sindicato dos trabalhadores e o patronal. Portanto, qualquer carta entregue após essa data é inválida legalmente”, explicou o sindicato.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login