Mundo
Trump perdoa cofundador da Binance, Changpeng Zhao
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão a Changpeng Zhao, cofundador da Binance, que havia sido condenado, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (23). A Casa Branca criticou o ex-presidente Joe Biden, acusando-o de promover uma “guerra” contra o setor de criptomoedas.
“Em sua tentativa de atacar a indústria de criptomoedas, a administração Biden perseguiu o senhor Zhao, mesmo sem acusações de fraude ou vítimas identificáveis”, declarou a Casa Branca em comunicado enviado à AFP.
Zhao admitiu ter violado as leis americanas contra lavagem de dinheiro no final de 2023 e cumpriu uma pena de quatro meses de prisão em 2024.
A Binance também enfrentou acusações por violar regras americanas contra lavagem de dinheiro, pois permitiu que grupos criminosos movimentassem recursos por sua plataforma.
Em novembro de 2023, para evitar um julgamento, a empresa fez um acordo com o governo dos EUA, que incluiu a saída de Zhao do cargo de diretor-geral e o pagamento de cerca de 4,3 bilhões de dólares em multas a duas agências do Tesouro americano.
Embora afastado da gestão diária, Zhao ainda é o principal acionista da Binance.
Segundo Leavitt, as medidas adotadas pela administração Biden “prejudicaram seriamente a imagem dos Estados Unidos como líder em tecnologia e inovação. A ofensiva do governo Biden contra as criptomoedas chegou ao fim”.
Donald Trump tem apoiado e promovido o setor de criptomoedas desde sua campanha presidencial, mudando sua postura após anos de críticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login