Centro-Oeste
CLDF quer Luxemburgo como cidadão honorário de Brasília
Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentaram, nesta sexta-feira (24/10), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa conceder o título de cidadão honorário de Brasília ao ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol Vanderlei Luxemburgo.
A iniciativa é dos distritais Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF. Na justificativa do PDL, os parlamentares destacam que o ex-técnico representa “um exemplo de profissional e cidadão comprometido com grandes causas sociais”.
“Pela relevância e pelo exemplo de sua atuação profissional e social para as gerações passadas e futuras de desportistas e cidadãos do Distrito Federal, julgamos justo e merecido o reconhecimento desta capital ao futebolista, professor e treinador”, enfatiza o documento.
Visita
Durante a semana, Luxemburgo foi recebido no plenário da Casa. A presença do ex-treinador na casa do povo teve motivações políticas. Fontes informaram que ele planeja disputar um cargo público pelo Podemos Tocantins nas eleições de 2026.
Na ocasião, ele orientou os estudantes presentes à sessão plenária e afirmou que a Seleção Brasileira não necessita de um técnico estrangeiro. Segundo ele, seleções como a da Itália, que “foram compostas majoritariamente por estrangeiros”, estão há duas Copas do Mundo sem classificação: “Não podemos enfrentar dificuldades dessa natureza”.
No encontro, Luxemburgo recebeu calorosas demonstrações de admiração de Wellington Luiz e Chico Vigilante. O presidente da CLDF, em tom jocoso, convidou o ex-treinador para ingressar no MDB, mas logo esclareceu que ele está filiado ao Podemos. “Farejarei antes que o Chico faça o convite”, disse sorridente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login